quarta-feira, 21 de março de 2012

Razões psicológicas para a desorganização


Razões psicológicas para a desorganização
Alguma vez você já se perguntou por que seu espaço e sua vida estão desorganizados? Aqui estão quatro possíveis razões.
Depressão.
Depressão não é apenas um sentimento, mas um desequilíbrio químico no cérebro. Esse desequilíbrio pode levar a um comportamento que não é característico de sua personalidade normal, tais como ansiedade, fadiga, dor crônica, comer ou comprar compulsivamente. Qualquer um destes comportamentos podem conduzir a um ambiente desordenado e desorganizado. Talvez o comportamento mais claramente vinculado é a compra compulsiva. Quando alguém se sente deprimido, ele tende a buscar a temporada de compras. No entanto, essa atitude é temporária e, muitas vezes, leva a um quarto cheio de sacolas de compras e uma conta bancária vazia. A depressão pode ser resultado de morte, divórcio ou qualquer tipo de perda. A chave é reconhecer o problema e procurar ajuda profissional rapidamente.
Negação.
A negação se revela mais claramente na cozinha e no armário do quarto. Quantas pessoas guardam uma peça de roupa, só porque sabe que essa moda vai voltar em grande estilo algum dia? Mas esse dia nunca vem. Dê uma olhada honesta na área que você está tentando limpar. Avalie com sinceridade se você vai realmente usar o item. Além disso, se esse tempo não vem, você vai querer usar essa roupa mesmo assim?
Angústia.
Muitas vezes as pessoas se agarram em itens porque pertenceram ou fazem lembrar um amigo ou membro da família que já não é com eles. Embora não haja nada de errado com a manutenção de alguns itens para se lembrar de alguém, não há necessidade de encher a sua casa com objetos de outra pessoa que são inúteis para você. Reunir estes itens e doar a quem realmente necessita é a melhor opção. Lembre-se, as imagens são talvez os tesouros mais descritivos de seus relacionamentos e armazenam muito mais lembranças.
Criação desordenada.
Provavelmente, se você cresceu em uma casa bagunçada, a sua casa também é bagunçada. E se sua casa está bagunçada, as chances são de que a casa de seus filhos tembém será bagunçada é grande. Mas há esperança ... não é genético! Só porque você cresceu assim, não significa que você tem que viver dessa maneira. Decida hoje que você vai dar um melhor exemplo para seus filhos.
Estas são quatro possíveis razões da desorganização. No entanto, a boa notícia é que cada uma delas pode ser superada! Seja proativo. Tome de volta o controle de sua casa hoje. Você tem o poder de torná-la o lugar tranqüilo que você sempre sonhou.

Texto de Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário