terça-feira, 13 de setembro de 2011

Administração do tempo: 06 passos para iniciar um bom planejamento



Você pula de uma atividade a outra e acaba não concluindo nenhuma? Não consegue priorizar suas tarefas? Nunca tem um tempinho para folga? Não consegue fazer tudo que deveria ou gosta?
Se a maioria das respostas for sim, você está precisando de planejamento e administração do tempo. Muita gente se queixa de não ter tempo e isso ocasiona ansiedade. A solução para evitar o stress é ter o controle do seu tempo.
A motivação que favorece a autodisciplina para planejar é estimulada pelas seguintes ações:
  • Coloque uma folha de papel, todas as vantagens que você atrairia se tivesse tempo, faça isso com paciência e não se preocupe com as horas;
  • Procure visualizar o resultado dessas vantagens como já estivesse alcançado.
Pronto, depois de concluída essa etapa você sentirá a necessidade de iniciar seu planejamento e administrar melhor suas horas.
A etapa seguinte é iniciar seu hábito de planejar o tempo através dos seguintes passos:
1.      PASSO: Procure conhecer seu ritmo – que momento do dia está mais ativo e criativo.
2.      PASSO: Estipule metas ou tarefas de acordo com o seu ritmo – procure observar as tarefas que menos agradam e na medida do possível execute nos momentos que você se encontre mais ativo, sendo o inverso verdadeiro.
3.      PASSO: Planeje seu dia na véspera – isso inclui até as tarefas mais elementares como separar a roupa do trabalho.
4.      PASSO: Observe a importância ou a urgência de cada tarefa antes de colocar as mãos na massa: liste suas prioridades de acordo com o tempo disponível.
5.      PASSO: Não se comprometa com muitas tarefas – isso pode deixar atividades inacabadas, por isso vá comendo pelas beiradas.
6.      PASSO: Saiba dizer “não” na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário