quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exercícios para controle do pensamento – Exercício 1


O seus pensamentos  peregrinam de um lado para outro  e  você não consegui sequer alguns  minutos de  concentração?  Isso é um grande bloqueio para aqueles que buscam o autocontrole. Nesta série apresentarei uma sequência de exercícios para o aprimoramento mental, favorecendo o autocontrole, a concentração e a autodisciplina fatores importantes para quem quer alcançar a tão sonhada carreira ou simplesmente se destacar perante os demais. Lembrando que cada etapa deve ser respeitada, evitando pular a sequência de exercícios.
Sente-se confortavelmente numa cadeira. Relaxe o corpo, feche os olhos durante cinco minutos e observe os pensamentos.  No início irá perceber que uma grande quantidade de pensamentos aparecerá em sua mente.  Imagine-se como um observador silencioso, totalmente livre e independente.
Conforme o ânimo e a situação em que você se encontra, esse exercício será mais ou menos difícil de realizar.
Para não perder o seu tempo, os indianos, por exemplo, borrifaram ou esfregam água fria no rosto e no peito, e assim permanecem despertos.
Algumas respirações profundas antes do exercício, também previnem o cansaço e a sonolência.
Esse exercício de controle de pensamento deverá ser matinal e noturno, e a cada dia no seu tempo deverá ser  acrescentado  um  minuto,  para que  em  uma  semana  possamos acompanhar e controlar o curso de nossos pensamentos por no máximo dez  minutos sem nos dispersamos.
O  indivíduo atencioso perceberá como inicialmente os pensamentos irão sobressaltá-lo, passando por sua mente em grande velocidade e dificultando a sua captação. Mas de um exercício a outro ele constatará que o caos inicial irá desaparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário