segunda-feira, 5 de julho de 2010

Técnica de alternância de matérias

Muitos estudantes têm a falsa impressão de que a atitude de estudar uma única matéria por horas a fio é proveitoso, por receio de se dedicar um tempo menor e ter baixo rendimento. Ledo engano, assim como já referido no Uso dos Ciclos de Estudo de Alexandre Meirelles como método de estudo, a alternância de matéria evita provocar no cérebro a monotonia e ainda terá homogeneidade na distribuição do tempo. Claro que a homogeneidade aqui é usada para fins didáticos e a distribuição de horário seria de acordo com a importância de cada matéria.

Outra tática é a utilizada pelo Prof. Luciano Oliveira, que é o estudo em blocos de tempo. Aqui cada bloco é dividido em 2 horas e distribuído conforme o peso de cada matéria, Exemplo:

Horas disponíveis:

Segunda a sexta: 4 h /dia

Sábado e domingo: 8 h /dia

Total da semana: 36 h /semana (18 blocos/semana)

Em um ano (52 semanas): 36 x 52 = 1.872 h /ano (936 blocos/ano)

Deve ser considerado não só o tamanho da matéria, como também a importância e o conhecimento que o candidato tem da matéria. Mesclando essa técnica com a de definição do peso, teremos a seguinte distribuição:

Matérias de grande importância (x peso 3)

Matérias de pouco conhecimento ou grande conteúdo(x peso 2)

Matérias normais (x peso 1)

Obs: quando uma matéria coincidir em 2 categorias, considerar a de maior peso.

Exemplo: se tenho 8 matérias para estudar e tenho 18 blocos semanais o cálculo é o seguinte:

Das  8 matérias, 3 são de peso 3(3x3): 9 partes

Das 8 matérias 3 são de peso 2(3x2): 6 partes

Das 8 matérias 2 são normais: 2 partes

Somam-se o total das partes que é 17 e dividi pelo total de blocos semanais que é 18.

Observamos que cada parte corresponde a 1 bloco aproximadamente.

Então ficaria assim:

3 matérias de peso 3: 9 blocos – 18 horas

3 matérias de peso 2: 6 blocos – 12 horas

2 matérias normais: 2 blocos – 04 horas

Leitura complementar: 1 bloco – 02 horas

Reparem que destinei o bloco que sobrou para leitura complementar e aprimoramento de redação, visto que esses dois quesitos reforçariam ainda mais o seu estudo, mas isso vai de cada um.

O importante é ter em mente duas coisas na hora de planejar o estudo: a alternância de matéria e a distribuição equitativa do horário. Somando esses dois fatores o aproveitamento do tempo seria bem mais eficiente.


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