quarta-feira, 21 de abril de 2010

A ATITUDE DE ESTUDAR

Estudar requer atenção, autodisciplina, administração do tempo, envolvimento...Por isso, visando ajudar no processo de conhecimento e eficiência no seu tempo, seguem algumas sugestões na atitude de estudar.

Diariamente estamos envolvidos com diversos textos que chegam em uma velocidade extraordinária e muitas vezes apenas passamos os olhos no texto. Essa maneira de ler, em algumas ocasiões pode ser necessária mas não no ato de estudar. Estudar é assumir atitude de curiosidade e expectativa sendo imprescindível para compreender as coisas e fatos que observamos. Como dizia Paulo Freire um texto lido é para ser estudado e interpretado.
Abaixo o quadro síntese com os níveis de intelecção extraído do Adaptado de Perrota (2002)

1º NÍVEL (PRÉ-LEITURA)
2º NÍVEL (LEITURA)
3º NÍVEL (PÓS-LEITURA)
Um mínimo de perguntas anteriores, de pré-compreensão da leitura.
Isso se adquire pelo que já se sabe e também pela pré-leitura. Por exemplo:
  1. O que já conheço ou li desse tema?
  2. Por que esse autor escreve sobre ele?
  3. Qual é o ponto fundamental, a tese do texto?
  4. Por que ele tem essa divisão em partes?
Para melhor aproveitamento e intelecção vale distinguir, em cada parágrafo, o conceito central dos pormenores.  Os outros elementos estão postos para explicitar tal idéia central a modo de: explicação, exemplo, ilustração, desenvolvimento, demonstração, prova, dedução. Algumas vezes o texto favorece essa Percepção, Por exemplo: “este é o ponto central”, “está-se tocando o núcleo da questão”, “vale a pena acentuar” etc. como pequeno recurso didático, pode-se marcar com números ou palavras, a lápis, a sucessão das idéias do autor, quer no texto ou numa folha à parte. No final, o esquema aparecerá mais claramente.
Faz-se uma rápida repetição e verificação de todo o lido. É a hora de verificar, avaliar, rever, repassar, fazer um exame retrospectivo e elaborar para si uma idéia sintética do lido por meio de procedimento semelhante à pré-leitura. Nesse momento, ajudam as seguintes perguntas:
• estou de acordo com o que li? As conclusões do livro estão em sintonia com o que eu pensava até então? Se não, por quê?
• consigo distinguir fatos de opiniões? Teses de hipóteses? Verdades assertivas de posições opinativas?
• as conclusões do autor respondem aos argumentos indicados, aos fatos apresentados?
• seria possível concluir de outra maneira? Na pós-leitura fecha-se a tríade didática para abordar um tema, um texto: síntese-análise-síntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário