Diariamente estamos envolvidos com diversos textos que chegam em uma velocidade extraordinária e muitas vezes apenas passamos os olhos no texto. Essa maneira de ler, em algumas ocasiões pode ser necessária mas não no ato de estudar. Estudar é assumir atitude de curiosidade e expectativa sendo imprescindível para compreender as coisas e fatos que observamos. Como dizia Paulo Freire um texto lido é para ser estudado e interpretado.
Abaixo o quadro síntese com os níveis de intelecção extraído do Adaptado de Perrota (2002)
Abaixo o quadro síntese com os níveis de intelecção extraído do Adaptado de Perrota (2002)
1º NÍVEL (PRÉ-LEITURA) | 2º NÍVEL (LEITURA) | 3º NÍVEL (PÓS-LEITURA) |
Um mínimo de perguntas anteriores, de pré-compreensão da leitura. Isso se adquire pelo que já se sabe e também pela pré-leitura. Por exemplo:
| Para melhor aproveitamento e intelecção vale distinguir, em cada parágrafo, o conceito central dos pormenores. Os outros elementos estão postos para explicitar tal idéia central a modo de: explicação, exemplo, ilustração, desenvolvimento, demonstração, prova, dedução. Algumas vezes o texto favorece essa Percepção, Por exemplo: “este é o ponto central”, “está-se tocando o núcleo da questão”, “vale a pena acentuar” etc. como pequeno recurso didático, pode-se marcar com números ou palavras, a lápis, a sucessão das idéias do autor, quer no texto ou numa folha à parte. No final, o esquema aparecerá mais claramente. | Faz-se uma rápida repetição e verificação de todo o lido. É a hora de verificar, avaliar, rever, repassar, fazer um exame retrospectivo e elaborar para si uma idéia sintética do lido por meio de procedimento semelhante à pré-leitura. Nesse momento, ajudam as seguintes perguntas: • estou de acordo com o que li? As conclusões do livro estão em sintonia com o que eu pensava até então? Se não, por quê? • consigo distinguir fatos de opiniões? Teses de hipóteses? Verdades assertivas de posições opinativas? • as conclusões do autor respondem aos argumentos indicados, aos fatos apresentados? • seria possível concluir de outra maneira? Na pós-leitura fecha-se a tríade didática para abordar um tema, um texto: síntese-análise-síntese. |
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