sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uso dos Ciclos de Estudo de Alexandre Meirelles como método de estudo - PARTE 1

Os ciclos têm enumeras vantagens, das quais destaco: possibilidade de estudar várias matérias em um tempo curto, redução do esquecimento e da proscratinação, o aumento da motivação. 
Primeiro você determina quantas matérias irá compor o ciclo inicial, Alexandre Meirelles aconselha que os primeiros ciclos tenham poucas matérias e maior tempo. Inicialmente é aconselhável trabalhar com um ciclo de 24 horas depois com a prática você reduzirá esse tempo e aumentará a quantidade de matéria para cada ciclo. Isso deve ser feito progressivamente.
Determine quais matérias que você tem mais dificuldades e de maior peso. Para essas matérias você destinará um tempo maior.
Mescle as matérias, por exemplo, se você acabou uma parte do ciclo e a matéria era jurídica, a seguinte parte será de raciocínio lógico.
Evite estudar mais de 2h30m direto em cada disciplina.
Divida uma folha A4, na horizontal, em 4 faixas grossas horizontais. Cada uma dessas partes é uma das 4 fases do ciclo. Cada uma com 4h. Este ciclo tem o total de 16h. Exemplo: Contab com 3h30´; Dir Const, Dir Trib e Economia com 2h cada; Dir Admin e Info, 1h30min; mat fin, estat e port 1h e inglês, 30min.  Divida essas 16h nas 4 fases, tentando alternar matéria mais decoreba com de raciocínio, e dividindo as de 2h em duas de 1h. Procure ir estudando na ordem, marcando cada uma conforme acabe,
continuamente, sem quase nunca mudar a ordem. Não é para estudar cada fase de 4h de cada vez, separadamente, ou por dia, não é isso, você vai estudando na ordem, sempre. Se parar na metade de uma fase hoje, não tem problema, você recomeça amanhã a partir dali. 
 Aí está o ciclo do exemplo dado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário