sábado, 10 de julho de 2010

Fatores de risco para infecção hospitalar

A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) assessora a Equipe Multiprofissional na prevenção das infecções hospitalares. A CCIH foi criada pela Portaria do Ministério da Saúde de nº 2.616/98. É composto por um representante de cada categoria profissional e tem como uma das atividades o controle das infecções hospitalares na ferida, indicando o tratamento mais apropriado e evitando as complicações.
A maior parte das infecções é de origem endógena. Ocorre quando há um desequilíbrio entre as defesas do organismo e a microbiota do paciente. Partindo desse conceito visualizamos 3 vertentes:
1.      Os micro-organismos não possuem virulência suficiente para atacar um indivíduo sadio. A infecção ocorre quando existem fatores que predispõe a tal condição.
2.      Os agentes infecciosos são encontrados no próprio organismo.
3.      O tratamento contra infecção é restabelecer a defesa do organismo.
São fatores de risco para infecção:
1.     Idade: pessoas com mais de 65 anos, principalmente quando existe co - -morbidade.
2.     Fármaco: existem fármacos que deprimem o sistema imunológico, comprometendo as defesas do corpo. Quimioterápicos, corticoides.
3.     Traumas: as queimaduras mais os politraumatismos, a perda de tegumento, o uso de cateteres e sonda, a imobilidade que promove o aparecimento de úlceras de pressão favorecem a infecção. No caso de perda de tegumento e queimadura modificam a resposta de defesa ( mecanismo de chegada dos macrófagos e neutrófilos).
A Colonização da Queimadura (CQ) é caracterizada pela presença de micro-organismos nos tecidos afetados (inviável) antes da limpeza cirúrgica. A CQ tem início logo após a queimadura, podendo se estender até o fechamento das lesões, mesmo após a limpeza cirúrgica. Nos primeiros dois dias predominam os cocos gram-positivos (Stafilococcus aureus e Streptococcus sp). Ao passo de 3º dia após a queimadura até o 21º dia há predominância de bacilos gram-negativos. A infecção ocorre quando os micro-organismos migram dos tecidos inviáveis para os tecidos sadios.
4.     Neoplasia Maligna: interferem diretamente nas defesas do organismo. Além disso, adicionando o uso de quimioterápicos e radioterápicos agravam muito mais.
5.     Imunossupressores: Imunodeprimidos são mais susceptíveis a infecção. Imunossupressão primária é causada por fatores genéticos inerentes do próprio organismo. Imunossupressão secundária é causada por imunossupressores.
6.     Procedimentos invasivos: eles rompem a integridade do tecido, favorecendo a contaminação do meio interno com micro-organismos do meio externo. O tempo de duração é proporcional ao risco de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário