domingo, 11 de julho de 2010

A auto-sugestão

Como um elefante quando está amarrado em um banco fica limitado ao espaço cedido da corda e não consegue se livrar dessa restrição? O motivo seria a auto-sugestão. Quando o elefante ainda bebê e está sendo treinado, ele é amarrado em uma árvore impossibilitando a sua fuga. No decorre tempo ele produz a auto-sugestão de que estando amarrado daquela forma, não terá força suficiente para quebrar esta barreira. O condicionamento mental o limita a simples afirmação de ser impossível fugir daquela prisão.
Conosco acontece algo parecido. Quando temos nosso pensamento voltado a uma condição limitadora o resultado é quase sempre negativo. Estando prestes a realizar uma determinada ação e se o cérebro enviar mensagens que aquela atividade vai ser fracassada, o resultado praticamente seria o que a mente afirma. Vejamos um exemplo: se pedirmos que você caminhasse sobre uma tábua em cima do chão, com certeza cumpriria a atividade sem maiores problemas. Mas se agora pedirmos que coloque a mesma tábua entre dois prédios de 8 andares, seu cérebro enviaria mensagem que você iria cair, então teria grande chance de fracassar.
No entanto, nem tudo está perdido, aliando as técnicas de visualização com a auto-sugestão você teria como se programar mentalmente, anulando os efeitos negativos que a situação inversa poderia condicionar.
Então, cabe a todos cultivar auto-sugestões positivas e identificar aquelas que limitam para ter mais uma ferramenta que conduza ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário