terça-feira, 20 de julho de 2010

Como organizar uma pesquisa

A pesquisa é utilizada em todas as áreas do conhecimento com a intenção de aprofundar os assuntos estudados. O pesquisador vai buscar informações referentes ao assunto estudado em documentos, obras de outros pesquisadores, depoimentos, publicações periódicas.
 
Para que essa pesquisa seja fundamentada é necessário que sejam observadas algumas normas ou regras. O pesquisador deve ter claro o tema da pesquisa, o que procurar, e onde procurar.
 

 Entrevistas
Localizar os informantes, preparar um roteiro, registrar as informações obtidas (escrever ou gravar).

 Pesquisa bibliográfica
Em bibliotecas, na Internet.

 Uso da biblioteca
As bibliotecas estão organizadas em fichários contendo autor, título e assunto. Nas fichas constam o número de localização nas prateleiras.

 Coleta de informaçõesEncontradas em livros a serem utilizados, devem seguir os seguintes passos:
1º: analisar o índice para ter uma visão geral dos assuntos tratados; 
2º: separar as obras necessárias; 
3º: fazer as anotações necessárias à pesquisa colocando os dados bibliográficos: o nome do autor, o título da obra, a cidade em que foi publicada, o nome da editora, a data da edição e a página.

 Anotações
Fazer leitura prévia do material. 
As anotações podem ser:
- copiando partes interessantes,
- colocando esta informação entre aspas, 
- em seguida o ano da edição e o número da página;
- resumindo o texto procurando destacar as principais idéias do autor.

 Pesquisa em documentos históricos
Para analisar um documento histórico é necessário observar alguns pontos:
- fazer leitura dos documentos; 
- verificar se o documento tem data e local de origem; 
- identificar o autor; reconhecer a finalidade do documento; 
- identificar as informações do documento; 
- contextualizar esses documentos com outros fatos históricos.

 Pesquisa em jornais
As pesquisas em jornais antigos acontecem em bibliotecas e em arquivos públicos com uso de microfilme. Para localizar o jornal é necessário indicar o dia, o mês e o ano do exemplar; jornais e revistas atuais, bibliotecas e internet.

 Redação do trabalho
Para elaborar seu trabalho procure fazer uma redação onde fique o seu entendimento sobre o assunto se copiar algum trecho colocar entre aspas e autor.

 Bibliografia
Ao final da pesquisa deve constar as obras que foram consultadas: as enciclopédias onde não consta o nome do autor, começar com o nome da enciclopédia, escrito em letra maiúscula, seguido de um ponto, depois vem o nome da cidade em que a obra foi publicada, uma vírgula, o nome da editora, outra vírgula, a data da publicação e um ponto. 
As obras que têm autoria são indicadas pelo sobrenome do autor, em letras maiúsculas, seguido do primeiro e dos demais nomes do autor, seguido de um ponto. Então, vem o nome da obra grifado, seguido de um ponto, depois o nome da cidade, uma vírgula, o nome da editora, outra vírgula, a data de publicação e um ponto.
A lista bibliográfica deve ser organizada em ordem alfabética. Estas informações foram determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

“Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: http://www.organizesuavida.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário