segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Detalhamento da Memorização de Informação - elementos que facilitam o processo


Após colocar os pares de informação na mesma cena imaginada é necessário introduzir alguns elementos para fazer a vinculação. Nossa mente memoriza a informação com mais facilidade quando esta é estranha, vulgar e até mesmo sensual. Utilizando estes aspectos podemos preencher a lacuna da vinculação com uma cena que tenha pelo menos:


  • Movimento e ação- quanto mais brusco, rápido e violento for a ação mais fácil de memorizá-la. Ex: imagine você ESFAQUEANDO FRENETICAMENTE uma batata. A propósito se você entrar na cena imaginada potencializa a memorização da informação.
  • Emoções - quanto mais exagerada, vulgar, assustadora, sensual for a cena melhor a memorização.
  • Metamorfose - processo pelo qual se mentaliza um objeto se transformando em outro. Ex: imagine uma grande bola se TRANSFORMANDO em um elefante cor de rosa. 
  •  Verbos que facilitam a memorização: surgindo, esfaqueando, pulando, batendo, quebrando, amassando, girando, explodindo, estourando.
Quando se coloca em cena dois substantivos (por exemplo cavalo e mesa) fica mais fácil memorizar  se introduzir os elementos acima citados. Quanto mais elementos, mais chances tem de gravá-los em sua mente. Em breve será discorrido a técnica de memorizar mais substantivos. Aqui só limitamos a memorização de dois substantivos.
Então percebe-se que o processo de memorizar dois substantivos é relativamente simples, mas para passar em concurso, só essa ação não é suficiente. Nos próximos post's serão discorridas ferramentas para absorver conteúdos para o vestibular e concurso, como também exercícios para o treinamento da técnica.

Um comentário: