sexta-feira, 23 de abril de 2010

O QUE SÃO MAPAS MENTAIS?


Um mapa mental é um dispositivo utilizado para organizar um pensamento de forma hierarquizada obedecendo uma sequência lógica. No centro do papel está a idéia que irá gerar os ramos. Os ramos são secundários a idéia central e também poderá ter algumas ramificações, seja ela linear ou não.
Todos os mapas usam cores para definir cada ramo ou idéia, sendo possível utilizar símbolos, imagens de acordo com regras básicas e familiares ao seu cérebro.
Com um mapa mental é possível ter um grande número de informações em uma única folha sendo facilitada a memorização, já que os dois lados do cérebro é utilizado neste tipo de ferramenta.
Uma comparação feita por Tony Buzan em seu livro “Mapas Mentais” foi com uma cidade. O centro do mapa corresponde a idéia central, as ruas principais que partem do centro representam os principais pensamentos em seu processo de pensar; as ruas ou ramificações secundárias representam os pensamentos secundários e assim por diante.

Um comentário:

  1. Oi, pessoal!
    Muito legal! Parabéns!!!
    Peço autorização para fazer uso das imagens em sala de aula, na disciplina PROJETO DE VIDA, da qual sou professor efetivo da rede estadual da Bahia, em Jequié. Creio que significará muito para vários estudantes. Muito grato!

    ResponderExcluir